
História
No início da década de 90, um grupo de profissionais exercendo a atividade de auditoria interna de empresas, reuniu-se e encetou esforços para a formação de uma associação profissional que congregasse os auditores internos em Portugal. Para o efeito tiveram em consideração:
- A existência em quase todos os países europeus de institutos nacionais de auditores internos, filiados na ECIIA e no The IIA;
- A necessidade dos profissionais de auditoria interna portugueses poderem dispor duma organização profissional que os apoiasse na sua formação profissional, no intercâmbio profissional com colegas de outros países e na participação em conferências profissionais organizadas pelos institutos nacionais, mas também pela ECIIA e no The IIA;
- A possibilidade de a associação desenvolver e difundir estudos e técnicas para um melhor desempenho profissional.
Após várias reuniões dos membros fundadores do IPAI, foram aprovados os estatutos da associação profissional tendo sido realizada em 6 de março de 1992 a escritura pública da fundação do Instituto Português de Auditores Internos.
Os estatutos do IPAI têm sofrido alguns ajustamentos, em função da evolução da profissão, sendo devidamente aprovadas em Assembleia Geral. Um desses ajustamentos consistiu em alterar a sua designação para Instituto Português de Auditoria Interna.
O IPAI é membro da Confederação Europeia dos Institutos de Auditoria Interna (ECIIA), participando regularmente nas suas assembleias gerais anuais, que são precedidas por uma conferência realizada numa das capitais europeias.
O IPAI rege-se pela lei portuguesa, estando os corpos sociais organizados em Assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal. Os estatutos prevêem a possibilidade de criação de Secções Regionais, caso o número de membros de uma região o justifique. Também se prevê o estabelecimento de comissões permanentes relacionadas com assuntos profissionais, nomeadamente formação, publicações, inscrições e disciplina de membros.
O IPAI, tem também um Conselho Geral, com carácter consultivo, aprovado em Assembleia Geral, mas não consagrado nos Estatutos.
Todos os membros dos órgãos sociais estatutários são membros efectivos do instituto, exercendo as suas funções de forma voluntária e não remunerada.
O IPAI foi fundado com o intuito de promover a profissão de auditor Interno, adoptando o lema do The IIA - “Progresso pela Partilha” - , promovendo o desenvolvimento e a difusão dos conhecimentos, das normas profissionais e das práticas de Auditoria Interna.
Concretizando, os objetivos do IPAI são:
- Promoção dos princípios éticos no desempenho da auditoria interna;
- Promoção de formação sobre metodologias e práticas de Auditoria Interna atualizadas, permitindo uma evolução contínua;
- Criação de revista e newsletters para difusão de conhecimento entre os membros;
- Organização de conferência, fóruns e debates sobre temas da profissão;
- Estabelecimento de protocolos com associações profissionais e instituições do ensino superior;
- Criação de uma biblioteca profissional de auditoria e matérias com ela relacionadas;
- Defesa dos interesses dos profissionais de auditoria interna;
- Desenvolvimento de atividade associativa, por forma a estabelecer relações entre os membros.
O IPAI mantem contactos e relações de cooperação com outros institutos nacionais de auditoria interna, nomeadamente através da Confederação Europeia de Institutos de Auditoria Interna e do The Institute of Internal Auditors (The IIA).