Notícias - The Institute of Internal Auditors” (IIA) celebra o seu 80º. Aniversário

The Institute of Internal Auditors” (IIA) celebra o seu 80º. Aniversário

“The Institute of Internal Auditors” (IIA) celebra o seu 80º. Aniversário

Lake Mary, Fla. (novembro 17, 2021)

O IIA anunciou o seu 80º aniversário como o mais reconhecido apologista, mentor e produtor de normas, orientações e certificações pela profissão de auditoria interna.

Desde 1941 que o IIA tem vindo a assumir o compromisso do “Progresso pela partilha” e a defender a auditoria interna como essencial para uma governação eficaz. Hoje, o IIA é verdadeiramente uma força global, com mais de 210.000 membros, representando 125 países e territórios.

Os historiadores remontam as raízes da auditoria interna aos séculos A.C, com os comerciantes a verificarem as receitas do grão levado ao mercado. O real crescimento da profissão ocorreu nos séculos 19 e 20, com a expansão de grandes empresas, tendo então crescido a procura de sistemas de controlo em empresas operando em vários locais e empregando milhares de pessoas. Muitas pessoas associam a gênese da auditoria interna moderna ao aparecimento do IIA.

O ano de 1941 foi um grande marco para a profissão: Victor Z. Brink escreve o primeiro livro importante sobre auditoria interna e, em simultâeno, John B. Thurston, auditor interno da North American Company em Nova York, refletia sobre a criação de uma organização que agregasse auditores internos. Ele e Robert B. Milne, que tinham trabalhado juntos num subcomitê de auditoria interna constituído pelo Edison Electric Institute e pela American Gas Association, concluíram que, para erguer a auditoria interna a um nível adequado de reconhecimento, seria indispensável lançar uma organização independente destinada a auditores internos. Assim que o livro de Brink despertou a atenção de Thurston, os três encontraram-se e concluíram que tinham um interesse mútuo em promover o papel da auditoria interna.

Como comissão organizadora, Brink, Milne e Thurston contactaram um pequeno grupo de profissionais de auditoria interna nos Estados Unidos que expressaram interesse em formar uma organização nacional - até mesmo internacional - para auditores internos. O certificado de constituição do IIA foi registado em 17 de novembro de 1941, e pouco antes da primeira reunião anual em 9 de dezembro de 1941, no Williams Club localizado na 24 East 39th Street na cidade de Nova York, 24 membros fundadores foram aceites como membros. Thurston foi eleito o primeiro presidente do IIA.

O número de membros cresceu rapidamente, dos 24 membros originais para 104 no final do primeiro ano, para 1.018 ao fim de cinco anos. Em 1957, o número de membros tinha aumentado para 3.700, estando 20% localizados fora dos Estados Unidos. Oitenta anos depois, o IIA é uma organização global dinâmica com mais de 210.000 membros em todo o mundo.

Como é que uma organização se desenvolveu a partir de 24 nova- iorquinos, cheios de entusiasmo, para o que é hoje? Exigiu voluntariado abnegado, profissionais dedicados e, acima de tudo, pessoas com o desejo de fazer da auditoria interna uma profissão superior e digna.

@Tradução: MT. IIA Portugal 29 Nov.2021

Download: the_iia_80o_aniversario_1638212688._traf_mt_29novdocx.pdf (770KB)